Atividades Extras

[tab: MÚSICA]

CONSTRUINDO UMA BANDINHA EM SALA

Quando surgiu a idéia das próprias crianças de Educação Infantil e do 1° ano do Ens. Fundamental confeccionarem instrumentos musicais, a manifestação foi geral e de forma positiva.

O trabalho lúdico, (com material de sucata), foi desenvolvido para que as crianças tivessem a oportunidade de criar sua própria bandinha.

Todos participaram com desenvoltura e muita alegria.

As crianças acompanharam passo a passo os movimentos da confecção (Colando; Dobrando; Pintando; Rasgando; Cortando etc) até terminarem seu instrumento.

No dia da exposição as crianças apreciaram seus trabalhos com muito orgulho .

O interesse das crianças é que deu o impulso necessário para realização desse projeto.

É gratificante!

AULA DE FLAUTA DOCE

Além disso nossos alunos possuem aula de flauta e brilhantemente se apresentam nos eventos da instituição.

Profª Selme Suely

[tab: INFORMÁTICA]

Nos dias atuais não se questiona mais a presença, a função e a necessidade da informática em todos os segmentos da vida humana. Os aparelhos mais modernos da medicina são computadorizados, para fazermos qualquer movimentação bancária precisamos do computador e assim acontece em diversos serviços oferecidos à sociedade.

A escola por sua vez tem necessidade de acompanhar este avanço tecnológico, porém seus objetivos são diferentes. É preciso muito mais que aprender a “mexer” no computador. É fundamental entendê-lo como uma máquina que precisa de nosso raciocínio e iniciativa para que se torne útil ao desenvolvimento individual e da sociedade.

A informática educacional surge, então, como contribuição para a formação deste aluno, o conhecimento desta máquina e principalmente para possibilitar situações que estimulem a tomada de decisões a partir dos conhecimentos adquiridos. Neste caso, o aluno precisa utilizar o computador para criar.

Desta forma, a informática educativa é parte integrante de um planejamento multidisciplinar e o computador torna-se uma ferramenta de trabalho para o professor e de autonomia e criação para o aluno, podendo assumir 3 enfoques:

* Enfoque Técnico (aprendizagem de programas);

* Enfoque Disciplinar (conteúdos curriculares);

* Enfoque por Projetos Temáticos (Projeto Água, Olimpíadas, Ziraldo, Etnias…)

Por meio destes enfoques, a Informática poderá desenvolver habilidades psicomotoras e o raciocínio lógico, disponibilizando softwares diversos que possibilitem o aprendizado e a autonomia do educando, de maneira a contribuir no processo de ensino-aprendizagem.

Profª. Flávia Alonso

[tab: PRODUÇÃO TEXTUAL]

Na semana de 10 a 14 de março aconteceu no Liceu de Artes e Ofícios, na aula de Produção textual, apresentações de várias receitas culinárias, como vitaminas, sorvetes, sanduíches, sucos e saladas de frutas. Todos muitos gostosos.

Também teve mágicas, todas maravilhosas, onde os alunos utilizaram cartas, moedas, chapéus, canetas, borrachas…

Os jogos também foram divertidos.

Neste dia, todos aproveitaram a valer: comeram, brincaram e ninguém queria sair da sala. Estava super-legal!

Alguns alunos esqueceram de trazer o combinado. Mas todos se divertiram e é isso que importa. Essa foi a nossa melhor aula de Produção Textual, pois aprendemos a fazer um texto instrucional.

[tab: INGLÊS]

No Liceu de Artes e Ofícios, os alunos aprendem a Língua Inglesa desde o Pré I até o 5º ano com uma aula semanal em sua grade curricular e com o objetivo de sensibilizá-lo para o mundo multilíngue e multicultural em que ele vive. Seguindo esta proposta, levamos o aluno a vivenciar uma experiência de comunicação humana com este idioma através de atividades significativas, prazerosas, diversificadas e lúdicas.

Com tais situações de aprendizagem, pretende-se que os alunos vivenciem os novos conteúdos e sintam-se motivados a usar a Língua Inglesa dentro e fora da sala de aula

Profª. Lúcia Botino

[tab: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA]

Os profissionais que atendem da Educação Infantil ao 5º ano, são graduados em Educação Física e pós-graduados em psicomotricidade. As atividades, que acontecem em nossa quadra poliesportiva coberta, tem como objetivo contribuir para o equilíbrio geral dos alunos que passam a apresentar maior segurança, noções de limites, enfim: sua motricidade global geral apresenta resultados que influenciam positivamente suas atitudes no dia-a-dia e se refletem no fortalecimento de sua auto-estima.

Profª. Solange

[tab: HORÁRIO INTEGRAL]

Criado para atender às necessidades das crianças e de suas famílias, nosso “Integral” dispõe de atividades que atendem aos alunos do maternal ao 5º ano. Este horário encaixa-se sob medida a sua necessidade. À direção está à disposição para adequá-lo à realidade dos alunos.

Esta opção vem crescendo a cada ano. Observamos alguns motivos que nos levou a organizá – la em nossa escola:

•  O excesso de compromissos dos pais;
•  A necessidade se criar crianças independentes;
•  Maior participação da mulher no mercado de trabalho;
•  Todos os componentes da família saírem para trabalhar;
•  A certeza de que seus filhos estão sendo “bem cuidados”.

As instituições, com opção de horário integral, tornaram-se aliadas das mães que precisam trabalhar e dispor, para seus filhos, de escolas com qualidade de ensino. Com a mesma proposta pedagógica dos segmentos em horário regular, as turmas em horários integral estão, também, coerentes com os valores desejados pelas famílias.

Além das atividades desenvolvidas pelas professoras em horário regular, oferecemos: biblioteca, música, recreação, educação física, alimentação balanceada por nutricionista e apoio pedagógico.

Enfim, O Liceu de Artes e Ofícios tem muito a oferecer. Além de salas amplas e arejadas, espaço aberto para o pleno desenvolvimento infantil, profissionais formados e comprometidos com o processo ensino-aprendizagem.