Quem Somos

Onlain bookmaker bet365.com - the best bokie

Conheça nossa História

Sociedade Propagadora das Belas Artes – SPBA

A Sociedade Propagadora das Belas Artes mantenedora do Liceu de Artes e Ofícios e da Faculdade Bethencourt da Silva, foi fundada em 23 de novembro de 1856, no Rio de Janeiro, pelo arquiteto Francisco Joaquim Bethencourt da Silva.

Paralelamente à fundação da SPBA foi criado o Liceu de Artes e Ofícios onde os artesões, operários e demais cidades pudessem estudar à noite a fim de aprender noções de desenho geométrico, industrial, artístico e arquitetônico e os princípios das ciências aplicadas às artes livres.

Bethencourt da Silva que, na época, era arquiteto da Casa Imperial recebeu o apoio irrestrito da nobreza e, principalmente, do Imperador Pedro II que visitava freqüentementeO Liceu, assistia ás aulas e participava das assembléias e das solenidades. Desse modo desenvolveu-se em trabalho magnífico relacionado às artes e os ofícios e, durante muito anos passaram pelas salas de aula do liceu, tanto como aluno, quanto como professores, os mais renomados mestres em desenho, pintura, gravura, escultura e em outras tantas manifestações artísticas.

Fundada no século 19 percorreu o século 20 difundido a cultura e a educação, no início do século 21 permanece a Sociedade Propagadora de Belas Artes, através do Liceu de Artes e Ofícios e da Faculdade Bethencourt da Silva, como pólo irradiador de dado os princípios que nortearam a sua criação, tendo como lema “Combater a ignorância é defender a liberdade”

O Liceu de Artes e Ofícios foi criado por Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, tendo iniciado suas atividades em 09 de Janeiro de 1858 com a finalidade de proporcionar a todos os indivíduos, independentes de nacionalidade, raça ou religião, o estudo das artes e sua aplicação necessária aos ofícios e industrias. O corpo docente da escola não era remunerado, sendo formado por pessoas eminentes da época, assim como os beneméritos da escola que contribuíam para a manutenção do ensino. Os cursos do Liceu abrangiam em torno de 50 profissões e eram divididos em Curso Profissional Livre, Comercial e feminino.

O Liceu de Artes e Ofícios, mantido pela Sociedade Propagadora das Belas Artes, é uma instituição de ensino que desde a sua fundação, tem atendido uma população desfavorecida economicamente, sendo precursora do ensino profissionalizante do Brasil. O estabelecimento tem sua sede na Rua Frederico Silva, nº 86 Centro, na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro.

O Liceu de Artes e Ofícios, atualmente ministra os seguintes cursos:

Ed. infantil, Ensino fundamental, Ensino Médio(Formação geral), Educação de jovens e Adultos, Educação profissional.

Fez os primeiros estudos em escola pública e aos 12 anos ingressou no Liceu de Artes e Ofícios para iniciar o que hoje chamaríamos de ensino médio e depois freqüentou as aulas do curso Comercial. Com apenas 16 anos foi convidado pela direção do Liceu a Lecionar História do Brasil no curso preliminar, devido a seu excelente aproveitamento e destaque nos estudos e sua conduta. Em 1920 diplomou-se como guarda livros noCurso Comercial, correspondente hoje ao de contabilidade.

Já nessa época passou a lecionar, também História da Civilização e do Brasil e elementos da Economia Política.

O Professor Sylvio Vianna Freire Nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de maio de 1903. Filho de família numerosa, muito cedo sentiu a necessidade de trabalhar para auxiliar o pai no sustento da casa.

Em 1920 foi admitido com taquígrafo na Câmara dos deputados onde trabalhou durante 43 anos, chegando a atingir o Cargo de Diretor Geral, aponsentando-se em 1963.Participou sempre ativamente como aluno e depois como sócio da vida cultural na sociedade propagadora das belas artes – SPBA, mantenedora do Liceu e em 1945, foi eleito Presidente da instituição, cargo onde permanece até os dias de hoje.

Já empreendeu memoriáveis lutas em prol do Liceu, principalmente a que teve que travar em 1939, quando a escola foi arbitrariamente retirada do local onde se encontrava – Avenida Rio Branco, 174 – por atos da ditadura de Getúlio Vargas, o chamado Estado Novo, graças ao seu empenho e dos inúmeros atos dos professores, o Liceu recebeu o terreno onde construiu sua nova sede – Rua Frederico Silva, 86 e pode assim, dar continuidade ao trabalho de oferecer educação e cultura à comunidade do Rio de Janeiro.

Aos alunos e familiares, nossa homenagem àquele que nos inspirou e continuará em nossos corações.

 “…Se quiserdes determinar a estatura aos estadistas nacionais, aqui tendes a medida: aferi-os pelo zelo com que tratarem esta casa, este templo; por que o Liceu encerra, em si, a fórmula mais precisa da educação popular, e a educação real do povo é a educação da Nação.”

Rui Barbosa

Официален блог на EKM Here съвсем скоро онлайн.

Templates Premium templates free full premium themes.