Liceu de

A Instituição

HISTÓRICO

O Liceu de Artes e Ofícios, mantido pela Sociedade Propagadora das Belas Artes, é uma instituição de ensino que desde a sua fundação, tem atendido uma população desfavorecida economicamente, sendo precursora do ensino profissionalizante do Brasil. O estabelecimento tem sua sede na Rua Frederico Silva, 86 – Centro, na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro.

O Liceu de Artes e Ofícios foi criado por Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, tendo iniciado suas atividades em 09 de Janeiro de 1858 com a finalidade de proporcionar a todos os indivíduos, independentes de nacionalidade, raça ou religião, o estudo das artes e sua aplicação necessária aos ofícios e industrias. O corpo docente da escola não era remunerado, sendo formado por pessoas eminentes da época, assim como os beneméritos da escola que contribuíam para a manutenção do ensino. Os cursos do Liceu abrangiam em torno de 50 profissões e eram divididos em Curso Profissional Livre, Comercial e feminino.

O Liceu de Artes e Ofícios, atualmente ministra os seguintes cursos:

Ensino Médio (Formação geral), Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional.